Câmara aprova terceirização em todas as atividades das empresas e ampliação do trabalho temporário

De 1998, texto permite a contratação de serviço terceirizado em qualquer tipo de atividade de uma empresa e amplia de 90 para até 180 dias ...

De 1998, texto permite a contratação de serviço terceirizado em qualquer tipo de atividade de uma empresa e amplia de 90 para até 180 dias o prazo para trabalhos temporários.

Oposição levou patos em protesto contra o projeto (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Câmara)Oposição levou patos em protesto contra o projeto (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Câmara)

Com agências*

Sob protestos da oposição, por 231 a 188 e oito abstenções, os deputados aprovaram na noite desta quarta-feira (22) o projeto de lei que permite a terceirização em todas as atividades das empresas. Assim, a modalidade poderá ser usada tanto nas atividades-fim, aquelas principais, quanto nas atividades-meio. Não havia regulamentação para esse tipo de trabalho, mas a Justiça entendia que apenas as funções secundárias poderiam ser exercidas por terceirizados.

O projeto aprovado foi o parecer do deputado Laercio Oliveira (SD-SE) favorável ao substitutivo do Senado. A medida ainda amplia a permissão para a contratação de temporários dos atuais três meses para até nove meses – os seis meses, renováveis por mais três. Na primeira votação foram 275 votos a 28, com 46 abstenções.

A ampliação da permissão tinha sido aprovada pela Câmara em 2000, quando deputados votaram o projeto pela primeira vez. O Senado, no entanto, retirou a medida quando votou o projeto em 2002. Agora, na segunda votação da proposta na Câmara, deputados aprovaram novamente a ampliação do prazo. O texto final aprovado seguirá agora direto para sanção do presidente Michel Temer (PMDB).

Contrária ao projeto por “precarizar as relações trabalhistas”, a oposição obstruiu a sessão desde o fim da manhã desta quarta-feira (22). No início da noite, sob gritos de “não, não à terceirização”, deputados da oposição ocuparam o centro do plenário segurando boias com o formato de patos.

Houve protesto nas galerias da Câmara (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Houve protesto nas galerias da Câmara (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)


O protesto foi uma alusão ao boneco em formato de pato usado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) em campanha contra a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e outros impostos durante o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). A Fiesp defende a terceirização, além de outras mudanças na legislação trabalhista.

A anistia de multas aplicadas às empresas pelo descumprimento da legislação sobre trabalho temporário foi considerada inconstitucional pelo relator.

Destaques

Depois de aprovar o texto principal, o plenário rejeitou o destaque do PDT e manteve a possibilidade de contratação de temporários para substituir grevistas se a greve for declarada abusiva ou houver paralisação de serviços essenciais.

Os deputados também rejeitaram o segundo destaque, do PT, mantendo a possibilidade de contratação de temporários no meio rural. Outro destaque dos petistas foi rejeitado e foi mantida a responsabilidade subsidiária da empresa tomadora dos serviços temporários em relação à responsabilidade da empresa prestadora desses serviços. O partido queria também dar caráter contínuo ao prazo máximo de contratação nessa modalidade, em vez da natureza intermitente do contrato previsto no texto do Senado.

*Com Agência Câmara, Estadão Conteúdo e Agência Brasil

COMENTÁRIOS

Nome

Agitos,2,Biometria,1,Bizarra,1,Bom Jardim,9,Brasil,10,Capa,93,Carnaval 2018,2,Casinhas,2,Ciência,1,Concursos,1,Cotidano,1,Cotidiano,50,Criança Feliz,1,Cultura e Arte,4,Desfile,1,Desfile Cívico,1,Destaques,13,doença de haff,1,Eclipse,1,Economia,10,Educação,7,Elba Ramalho,1,Eleições,2,Ensino Integral,1,Entretenimento,7,EREMSAG,2,EREMSAG. Feira das Profissões,1,Esportes,14,Eventos,1,Feminícidio,1,Fotos,1,Gleide Angelo,1,Hospital em Limoeiro,1,Igreja Assembléia de Deus,1,João Alfredo,3,Limoeiro,6,Macaparana,1,Machados,43,Mundo Pop,1,Notas,2,Paraíba,1,Paudalho,1,Pernambuco,5,Policial,26,Política,20,PREMIO IDEPE 2017,1,PREVUPE,1,Recife,2,Redes Sociais,1,Regional,10,Religião,2,São Vicente Férrer,4,Saúde & Bem Estar,3,Seleção Brasileira,2,Selo Unicef,1,SEMI INTEGRAL,1,Sport,1,Tecnologia,7,Timbaúba,1,urina escura,1,Urina Preta,1,VALE DO CAPIBARIBE,1,Vicência,1,Vitória de Santo Antão,2,
ltr
item
Blog Online News: Câmara aprova terceirização em todas as atividades das empresas e ampliação do trabalho temporário
Câmara aprova terceirização em todas as atividades das empresas e ampliação do trabalho temporário
http://imagens4.ne10.uol.com.br/blogsne10/jamildo/uploads//2017/03/camara-terceirizacao-748x410.jpg
Blog Online News
https://blogonlinenewsbr.blogspot.com/2017/03/camara-aprova-terceirizacao-em-todas-as.html
https://blogonlinenewsbr.blogspot.com/
https://blogonlinenewsbr.blogspot.com/
https://blogonlinenewsbr.blogspot.com/2017/03/camara-aprova-terceirizacao-em-todas-as.html
true
3579711631529825070
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER TUDO Leia Mais Reply Cancel reply Apagar por Início PÁGINAS POSTAGENS Vert tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PROCURAR TODAS AS POSTAGENS A página que você procura não existe mais! Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias trás $$1$$ meses atrás mais de 5 meses atrás Seguidores Seguir THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy