A Prefeitura de Machados, através da Secretaria de Assistência Social do município, promove na próxima no próximo dia 08/06 às 8hs30min,...

A Prefeitura de Machados, através da Secretaria de Assistência Social do município, promove na próxima no próximo dia 08/06 às 8hs30min, uma palestra sobre Violência Familiar, Feminicídio e Justiça, ministrado pela delegada Gleide Ângelo. A palestra acontecerá no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 'Tecendo a Cidadania" (Em frente ao Pátio de Eventos).
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que entre os anos de 2012 e 2016, mais de 155 mil mulheres foram vítimas da violência de gênero no estado. Os números revelam ainda que apenas entre os meses de janeiro e junho deste ano já foram registrados mais de 15,8 mil casos. Na opinião a delegada Gleide, a ida às comunidades será importante para as mulheres. “Essas mulheres precisam entender que podem ser protegidas e, inclusive, podem ajudar sua vizinha que apanha do marido há muito tempo mas não consegue sair daquela situação”, apontou a delegada.
No Brasil, verificou-se (e ainda se constata) uma subjugação da mulher no nível cultural, que resvala em costumes e tradições. Constitucionalmente, todos são iguais perante a lei. Essa afirmação normativa não bastava, tendo em vista que as mulheres continuavam a sofrer dentro de seus lares (principalmente) inúmeras formas de violência física e psicológica. Adveio a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) contendo normas explicativas, programáticas e determinadas, com o fito de tutelar, de maneira mais eficiente, a condição do sexo feminino, em particular nos relacionamentos domésticos e familiares. O feminicídio é uma continuidade dessa tutela especial, considerando homicídio qualificado e hediondo a conduta de matar a mulher, valendo-se de sua condição de sexo feminino.
Sobre a palestrante, os pernambucanos já a conhecem por desvendar casos de grande repercusão no estado. Gleide Ângelo já passou pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Homicídios, pela unidade de Roubos e Furtos e pela Delegacia de Homicídios de Olinda. Atualmente, é gestora do Departamento de Polícia da Mulher, da Policial Civil.
O objetivo de palestras como esta é conscientizar as mulheres sobre seus direitos e evitar que crimes de violência doméstica e familiar continuem acontecendo. Para denunciar você pode ligar para do Disque Mulher, através do número 180. Ou ainda para a ouvidoria da mulher, pelo 0800.2818187. O atendimento é feito 24h, todos os dias.
COMENTÁRIOS